Os primeirros traços da existência da bicicleta tal como a conhecemos hoje, ocorreram em projetos do renomado inventor italiano Leonardo da Vinci,
por volta de 1490. Na China a invenção da bicicleta é atribuido ao
antigo inventor chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos atrás.
Em 1680, Stephan Farffler, um alemão construtor de relógios, projetou e
construiu algumas cadeiras de rodas tracionadas por propulsão manual
através de manivelas, mas o certo é que o alemão Barão Karl von Drais pode ser considerado o inventor da bicicleta, pois, em 1817 ele implementou um brinquedo que se chamava celerífero, desenvolvido pelo Conde de Sivrac em 1780.
O celerífero fôra construído em madeira com duas rodas interligadas por
uma viga e um suporte para o apoio das mãos e destinava-se apenas a
tração utilizando-se dos pés quando o "velocipedista"postava-se na viga de madeira. O Barão Drais instalou em um celerífero
um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o
equilíbrio da bicicleta quando em movimento, além de um rudimentar
sistema de frenagem. O sucesso foi tanto que em abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaune - Dijon, na França. Drais patenteou a novidade em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris
e outras cidades européias. Mesmo sendo um avanço para a época, seu
"produto" não tornou-se popular e o Barão foi ridicularizado e seu
projeto o tornou um homem falido.
Em pleno século de revoluções industriais e científicas como foi o século XIX,
não demorou muito para a draisiana ser modificada e melhorada. Poucos
anos se passaram, após o registro de Drais, e o "veículo" foi
apresentado em uma estrutura de ferro e também recebeu uma sela,
melhorando em resistência e conforto.
No dia 20 de abril de 1829
aconteceu a primeira competição que se tem conhecimento utilizando-se
do veículo de duas rodas da época. Neste dia, competiram 26 draisianas
percorrendo 5 quilômetros dentro da cidade de Munique.
Em 1839, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro.
Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e
possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a
bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo
jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o
equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado[6].
No ano de 1855 o francês Ernest Michaux
inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e
uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento
ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim velocidade e
pé ou velocidade movida a pé. Alguns consideram-no a primeira bicicleta
moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo posteriormente.
A prefeitura de Paris criou, em 1862,
caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se
misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras
ciclovias, pois era comum alguns acidentes, rotineiramente os animais
das charretes e carroças assustavam-se, causando sustos e ferimentos aos
condutores. No mesmo ano, Pierre Lallement
viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu
próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um
mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda
dianteira. Ele então acabou criando a primeira bicicleta propriamente
dita depois que mudou-se para Paris em 1863.
Maravilhoza esta coleçao meu amigo
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